quarta-feira, 31 de agosto de 2022

 Fronteira de Escarigo – La Bouza


Liga Escarigo, a La Bouza, aldeias separadas por 3,5 km, a ribeira de Tourões marca a linha de fronteira. São duas aldeias onde o despovoamento do território e a emigração foram a única saída, na maior parte dos casos, para escapar à miséria.

                                                Marcos de fronteira


Escarigo

Aldeia da União das Freguesias de Almofala e Escarigo, no município de Figueira de Castelo Rodrigo, com cerca de 70 habitantes. Fica situada na margem esquerda da Ribeira de Tourões, a 300 metros da fronteira e a 15 km da sede do concelho. Escarigo foi em tempos um grande entreposto comercial, teve a indústria do linho, de chapéus, de sabão, a par de uma agricultura que ocupava uma boa parte da sua população residente. No entanto, durante a Guerra da Restauração (1640 – 1668), o povoado foi completamente arrasado, mais precisamente, em 17 de outubro de 1642, ficando apenas intacta a Igreja Matriz.

Locais de interesse

Igreja Matriz com aparência exterior de fortaleza, templo de estilo românico, foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1978.
Albergaria, um edifício da época medieval, que serviu de pousada aos necessitados e aos peregrinos que, vindos de Castela se dirigiam para Santiago de Compostela
Cruzeiro, um monumento que perpetua a memória da invasão castelhana em 17 de outubro de 1642. Fonte gótica do séc. XV





La Bouza

Município da província de Salamanca, comunidade autónoma de Castela e Leão, com cerca de 50 habitantes. O dialeto galaico-português conservou-se vivo, entre os habitantes da localidade até ao século XX. 








segunda-feira, 22 de agosto de 2022

 Fronteira de Vale da Mula – Aldea del Obispo

Liga as aldeias de Vale da Mula e Aldea del Obispo, separadas por 2 km. Até 1991 eram duas aldeias separadas pela ribeira de Tourões, que demarca a linha de fronteira. Foi nesse ano que, por iniciativa dos moradores de ambas as aldeias, decidiram alargar a ponte sobre a ribeira. Uma ponte ilegal que esteve a ponto de ser derrubada pela sua ilegalidade. Felizmente não foi assim e hoje conta com uma ponte e estrada alcatroada, e não de terra batida, como era no início.



Linha de fronteira a ponte da ribeira de Tourões

Vale da Mula

Aldeia e freguesia do concelho de Almeida, com cerca de 160 habitantes. Fica localizada a 350 metros da linha de fronteira, e a 9 km de Almeida. Vale da Mula teve um papel fundamental na Guerra da Restauração, ali se tendo construído um fortim. Em 1661, foi invadida pelo Duque de Osuna, mas as tropas portuguesas conseguiram derrotá-lo, em 1663, voltou a ganhar outra batalha contra os espanhóis.
Como património tem a igreja matriz do seculo XIV e diversas fontes dos séculos XVII e XVIII.




Aldea del Obispo

Município da província de Salamanca, com cerca de 300 habitantes. A fundação deste pequeno município remonta à Idade Média, quando os reis de Leão repovoaram a zona, ficando integrada dentro no Reino de Leão. Dada a sua proximidade com Portugal, ao longo da história, este local desempenhou uma importante posição estratégica. O seu monumento mais importante é o Real Fuerte de la Concepción, hoje um testemunho mudo da história, de uma história que não conseguiu, quebrar as relações entre ambos os lados da fronteira.











Real Fuerte de la Concepción
Erigido na segunda metade do século XVII no contexto da Guerra da Restauração de Portugal, foi mais tarde abandonado. Foi reconstruído durante a Guerra da Sucessão de Espanha (1701-1713) e desactivador em 1810 por ordem do Duque de Wellington durante a Guerra Peninsular.
Encontra-se a 800 metros da fronteira e é atualmente é um hotel de 4 estrelas da cadeia Eurostars







quinta-feira, 11 de agosto de 2022

 Praça Forte de Almeida


Almeida é um município raiano do distrito da Guarda, localizado num território designado por Terras de Ribacôa. É subdividido em 16 freguesias que totalizam 5882 habitantes.
A área do município conta com três fronteiras com Espanha: 
Vilar Formoso, São Pedro do Rio Seco e Vale da Mula
Vila medieval goza do estatuto de Aldeia Histórica de Portugal, é conhecida pela sua fortaleza, que, com a sua forma de estrela de doze pontas, constitui um dos mais espetaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII. 
A par com a Praça-forte de Valença e com a Praça-forte de Elvas, esta é considerada como a mais monumental das praças do país. Confrontava-se com o Real Fuerte de la Concepción, no lado oposto da fronteira.

Click no link e veja o vídeo de Almeida