sábado, 29 de outubro de 2022

 Fronteira de Cisterna – Barxa


Uma fronteira muito pouco conhecida, liga a aldeia transmontana de Cisterna com a aldeia de galega de Barxa, separadas por 3 km.
Para se viajar desta zona para Chaves ou para as cidades minhotas de Melgaço, Monção, ou Valença, a melhor opção é efetuar o percurso por Espanha saindo por esta fronteira, e seguir pela A-52 Autovia das Rias Baixas, que está situada a 8 km.









Cisterna
Click no link e veja o vídeo destes locais
https://youtu.be/U2hJORRUsgA


Aldeia da União de Freguesias de Quirás e Pinheiro Novo, situada no extremo norte do concelho de Vinhais, no limite mais ocidental do Parque Natural de Montesinho, a 1340 metros de altitude. É uma das aldeias mais afastadas da civilização, a sua zona envolvente é rica em biodiversidade com rios e paisagens espetaculares,
No passado, a aldeia foi fértil na atividade do contrabando, é uma comunidade com uma identidade própria dos povos da raia.
A partir da aldeia de Cisterna existem outros locais de passagem para Espanha, todos a pouco mais de 1 km da aldeia, através de trilhos ou estrada de terra, um deles para a aldeia de A Veiga do Seixo.

Barxa
San Xoán de Barxa é uma aldeia do município de Gudiña na província de Ourense com cerca de 25 habitantes.












segunda-feira, 17 de outubro de 2022

 Fronteira de Pinheiro Velho e Pinheiro Novo - Esculqueira


Outra fronteira praticamente desconhecida, liga as aldeias de Pinheiro Velho em Vinhais à aldeia galega de Esculqueira, separadas por 5 km.
A fronteira situa-se num planalto situado ao sopé da Serra da Esculqueira que atinge os 1148 metros de altitude máxima no pico do Serro quase no limite fronteiriço.

Uma fronteira que se passa sem dar por ela


Aldeias de Pinheiro Velho e Pinheiro Novo
Duas aldeias integradas na Rota da Terra Fria, e fazendo parte do Parque Natural de Montesinho, estão separadas por 4 km, e fazem parte da União de Freguesias de Quirás e Pinheiro Novo, no concelho de Vinhais. A freguesia agrega ainda as aldeias de Cisterna, Edroso, Quirás e Vilarinho, a sede da freguesia é em Pinheiro Novo.
São duas aldeias que mantêm a tradição, o granito é predominante numa região de transição para o domínio do xisto que cobre inúmeros telhados das aldeias galegas vizinhas.
A escassa população transmite a sensação de solidão, as relações com Espanha remontam aos tempos do contrabando e vão resistindo ao passar dos anos, preservando os laços de amizade com as aldeias do “lado de lá da fronteira”.
A requalificação do moinho, a abertura de um ponto de venda de produtos regionais, em Pinheiro Nova, e a requalificação das minas de ouro romanas do Pinheiro Velho e a criação de duas praias fluviais nos rios Assoreira e Rabaçal são motivos de atracão. 
Click no link e veja o vídeo destes locais
https://youtu.be/U2hJORRUsgA


Pinheiro Velho
Está situado a 840 metros de altitude, num pequeno vale com inúmeros regatos que desaguam no rio Assureira, afluente do rio Rabaçal.



Pinheiro Novo
Vivem na aldeia cerca de 55 pessoas, a agricultura e a pecuária são as principais fontes de rendimento da população.










domingo, 9 de outubro de 2022

 Fronteira Carvalhas – Manzalvos

A linha de fronteira situa-se numa elevação denominada Fragas do Pingadeiro, liga a aldeia das Carvalhas à aldeia de Manzalvos separadas por 3 km. É principal fronteira do município de Vinhais, desde aqui se chega rapidamente à Autovia das Rias Baixas que liga a Galiza a Castela-Leão, e que é muito utilizada pelos emigrantes portugueses no seu regresso, e por turistas em direção ao Lago da Sanábria.

Click no link e veja o vídeo destes locais
https://youtu.be/U2hJORRUsgA


Antigos edifícios fronteiriços de ambos os lados da fronteira


Carvalhas
Aldeia da União de Freguesias de Moimenta e Montouto, localizado a 18 km de Vinhais, a 1 km da fronteira e a 3 km da vizinha espanhola Manzalvos. A freguesia integra as aldeias de Montouto, Carvalhas, Casares, Cerdedo, Landedo e Vilarinho das Touças, e tem cerca de 100 habitantes. 




Vinhais
Desde a aldeia de Carvalhas chegamos a vinhais, sede do concelho, percorrendo os 18 km em cerca de 25 minutos

Click no link e veja o vídeo de Vinhais
https://youtu.be/a--WHV8SW_M






Manzalvos
Aldeia com cerca de 70 habitantes, é uma das nove aldeias do município de La Mezquita.




La Mezquita
Pequeno município com cerca de 900 habitantes, pertence à província de Ourense, comunidade autónoma da Galiza. Neste município situa-se um dos contrafortes do Penedo dos Três Reinos, que outrora marcava a fronteira entre os Reinos de Portugal, Leão e Galiza.







terça-feira, 4 de outubro de 2022

  Fronteira de 
Moimenta da Raia - San Ciprián de Hermisende

Uma fronteira praticamente desconhecida, que liga a as aldeias de Moimenta da Raia e San Ciprián de Hermisende separadas por 8 km. À mesma distância fica outra aldeia, Castromil seguindo pela esquerda no cruzamento depois da fonteira.

       Moimenta da Raia
Aldeia da União de Freguesias de Moimenta e Montouto, no município de Vinhais, com cerca de 150 habitantes, localizada a 20 km de Vinhais e a 3 km da linha de fronteira.
Locais de interesse: Igreja de São Pedro (Séc. XVIII); Forja e Fornos Comunitários; Fonte do Cano; Ponte das Vinhas; Ponte do Couço; Moinhos; Fraga dos Três Reinos - marco geodésico e formação granítica, que outrora marcava a fronteira entre os Reinos de Portugal, Leão e Galiza.

Click no link e veja o vídeo destes locais
https://youtu.be/ShD7N4CoR8g





San Ciprián de Hermisende
Aldeia com cerca de de 20 habitantes, no município de Hermisende, província de Zamora, e localizada no limite com a província da Galiza.