sexta-feira, 3 de junho de 2022

 Fronteira de Melgaço

Melgaço

Click no Link e veja o vídeo de Melgaço
https://youtu.be/SWCdfwq0sO8

É o concelho minhoto situado mais a norte de Portugal. Tem cerca de 7700 habitantes, e está localizado numa região montanhosa, banhada pelo Rio Minho, região fértil e verdejante, onde se fabrica uma das mais sublimes castas de Vinho verde, o famoso Alvarinho. A sua localização na fronteira, sempre representou um papel defensivo estratégico, sendo palco de vários acontecimentos históricos ao longo dos séculos, tendo a atual localidade se formado ao redor do seu Castelo. Percorrendo as ruas da vila descobrimos o seu património com casas senhoriais e brasonadas, pequenos palacetes e capelas. As Termas do Peso, estão munidas de diversas estruturas de apoio, cujas indicações terapêuticas vão desde as vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas a diabetes. 




                                    Castelo

Principal defesa raiana do Alto Minho, ficou concluído no século XIII, a construção da cerca da vila, foi iniciada em 1245 e concluído em 1263.
Foi a sentinela mais setentrional de Portugal, no trecho onde o rio Minho inicia a sua função fronteiriça. Em 1212, juntamente com outras praças vizinhas, fez frente à invasão das forças do reino de Leão.
No século XVII, no contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, as defesas da vila sofreram obras de adaptação aos avanços da artilharia, recebendo linhas abaluartadas que envolveram o recinto medieval.
Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910, e a muralha da vila desde 1926. 



Fronteira Melgaço - Arbo

Liga a vila de Melgaço, ao município de Arbo na Galiza, pela ponte internacional inaugurada em 1998. 





O rio Minho, é a fronteira natural que nesta região, passa entre rochas e penedos, sem ainda atingir o grau de navegabilidade que podemos ver já na vizinha Monção ou em Valença.



Área recreativo do Rio Minho

Situada no lado de Espanha natural é um local pitoresco, onde pode desfrutar das suas águas puras. Possui uma área de banhos, bancos e mesas de pedra por entre uma ampla vista panorâmica.




Arbo
    Pequeno município da província de Pontevedra, na comunidade autónoma          Galiza, com cerca de 2580 habitantes. 



Área recreativa do rio Deva, um local a não perder

Fica localizada a 2 km da fronteira, junto à ponte romana de San Xoán de Mourentán, testemunha histórica da batalha que em fevereiro de 1809 foi travada contra os franceses durante a Guerra da Independência, na qual os moradores de Arbo lutaram em defesa de seus lares e famílias contra as tropas napoleônicas, numa batalha recordada numa placa instalada numa coluna de um dos lados da Ponte. 
Uma das áreas recreativas mais bonitas e visitadas da região. Está enquadrada na margem do rio Deva, onde o ambiente é calmo, o sussurro das águas e a vegetação exuberante, fazem dela um lugar de paz e tranquilidade, no local existem moinhos de água restaurados, onde no passado existia um sistema hidráulico de serração.




Hotel Boavista 2

Clik no link e veja o vídeo deste hotel
https://youtu.be/jbrpzIApBj0

Este blogue, na ronda das fronteiras na zona de Melgaço, ficou alojado no hotel Boavista 2, que revelou ser uma escolha acertada, o vídeo e as fotos aqui publicados falam por si. O nosso obrigado à diretora Madalena Castro.

O Hotel Boavista I, e o Hotel Boavista II, são dois hotéis do grupo Boavista, e estão localizados em Melgaço ao lado do Parque Termal do Peso. Dispõe de parque de estacionamento privado, amplas áreas exteriores de laser, com campo de ténis, piscina, e parque infantil, sala de jogos, bar e restaurante. Todos os quartos providenciam ar condicionado e uma televisão de ecrã plano com canais por satélite, hi-fi, mini-bar, e casa de banho privativa com banheira ou duche com produtos de higiene pessoal gratuitos.

 




                                 Quarto Twin






Quarto Duplo







         Hotel Boavista 1 




Sem comentários:

Enviar um comentário