quarta-feira, 27 de julho de 2022

Fronteira de São Pedro do Rio Seco 


São Pedro de Rio Seco, é uma aldeia e freguesia com cerca de 180 habitantes, pertence ao município de Almeida, do qual dista 8 km. Com o Tratado de Alcanizes (1297), a povoação é transferida do reino de Castela para o reino de Portugal e englobada no concelho de Castelo Bom. Em 1834 é integrada no concelho de Almeida.





São Pedro do Rio Seco, é local de nascimento de Eduardo Lourença (1923-2020) grande filósofo português, foi um dos pensadores mais proeminentes da cultura portuguesa. No edifício da antiga escola onde o filósofo aprendeu as primeiras, atualmente a junta de freguesia a aldeia presta-lhe a devida homenagem


A fronteira de São Pedro do Rio Seco, foi criada em 2008 graças a um Projeto transfronteiriço desenvolvido pela Câmara Municipal de Almeida. Liga São Pedro do Rio Seco a Fuentes de Oñoro, localidades separadas por 10 km, e permite a ligação diversas aldeias espanholas.





Estrada SA-CV-49 ligação de Fuentes de Oñoro com Aldea del Obispo, neste ponto e durante um pequeno trecho é a delimitação da fronteira e tem a particularidade de uma quinta portuguesa, a Quinta da Bichoeira, ter o seu limite, na sua parte traseira com Espanha, possuindo inclusive um portão direto com o território espanhol.  



Sem comentários:

Enviar um comentário