segunda-feira, 11 de julho de 2022

 

Fronteira de Vilar Formoso – Fuentes de Oñoro


É a principal porta de entrada por via terrestre em Portugal, principal ligação com o resto da europa, principalmente para o trânsito de mercadorias, através da fronteira de Vilar Formoso passam a maior parte das importações/exportações realizadas via terrestre. Utilizam também este ponto de passagem mais de cinco milhões de pessoas por ano, através da rodovia e da ferrovia.
Vilar Formoso
Vila e freguesia raiana do município de Almeida, no distrito da Guarda, com cerca de 1700 habitantes. A vila é um aglomerado populacional constituído por dois núcleos separados pela ribeira de Tourões. O núcleo situado mais a sul é o mais recente e desenvolveu-se a partir do século XIX com a construção em 1892 da Linha Ferroviária da Beira Alta que inicialmente ligava a fronteira à Figueira da Foz, mas que atualmente liga a fronteira à Pampilhosa.


                   Linha de Fronteira e respetivos edifícios






Edifícios da Antiga Alfandega e Guarda Fiscal

                Estação Transfronteiriça de Vilar Formoso






Novo ponto de passagem de fronteira em Vilar Formoso, inaugurado em dezembro de 2021 liga a A25 portuguesa com a A62 espanhola, evitando passar por dentro de Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro



Fuentes de Oñoro
Município da província de Salamanca, comunidade autónoma de Castela e Leão com cerca de 1200 habitantes.
Divide-se em três bairros diferenciados: a zona histórica, bairro de Arriba e de Abajo onde está situado o Ayuntamiento, o Barrio de la Estación, que cresceu como consequência da chegada da linha de comboio vinda de Salamanca em direção a Portugal, e o Nuevo Poblado, junto da Alfândega, onde se concentra grande parte da vida comercial da localidade que beneficiam do trânsito transfronteiriço e local.

Nuevo Poblado, junto á linha de fronteira


Zona histórica, bairro de Arriba 

Estação Transfronteiriça de Fuentes de Oñoro 









Sem comentários:

Enviar um comentário