quarta-feira, 28 de setembro de 2022

 Fronteira de Fontes de Transbaceiro – La Tejera

Liga as aldeias de Fontes de Transbaceiro e La Tejera, separadas por 10 km, até 2006 não existia nenhuma ligação por estrada, facto que nunca impediu as relações entre ambos os lados da fronteira, que foram sempre constantes.




Fontes de Transbaceiro
Aldeia da freguesia de Parâmio, concelho de Bragança, agrega as aldeias se Maçãs, Fontes de Transbaceiro e Zeive, com cerca de 190 habitantes. Está localizada a 19 km, de Bragança e a 10 da aldeia vizinha de LaTejera no lado espanhol, com a qual os habitantes de Fontes têm relações de amizade que se perdem no tempo.
Click no link e veja o vídeo destes locais
https://youtu.be/ShD7N4CoR8g


Histórias do tempo do contrabando ainda se ouvem na aldeia
A População guarda na memória histórias das relações com o povo espanhol vizinho, histórias dos tempos em que as populações raianas viviam do contrabando do café para conseguir amealhar mais alguns tostões para criar os filhos. Trabalhavam na agricultura e depois faziam estes extras para ganhar mais algum, chegavam a levar aos 100 quilos de café para Hermisende, que fica a 12 quilómetros. Compravam cá a 22 escudos o quilo e vendiam lá a 30 escudos. Naquele tempo não havia subsídios, nem pensões, nem abono de família, esta era a forma encontrada pelas pessoas que viviam nas localidades raianas, para fazer face às dificuldades em que viviam em Portugal. 
La Tejera
Foi posse de Portugal e chamava-se Teixeira. é uma aldeia do município de Hermisende, situada no noroeste da província de Zamora, perto da província galega de Orense.
Pertence à chamada Alta Sanabria, uma sub-região da histórica e tradicional região de Sanabria. A sua localização geográfica, entre Zamora, Portugal e a Galiza, gerou uma singularidade, com claras influências galegas e portuguesas. 


Hermisende
O atual município de Hermisende terá sido posse de Portugal até a Guerra da Restauração portuguesa (1640-1668), chamava-se até aí Ermesende, tal como as aldeias vizinhas de San Ciprián (São Cibrão) e La Tejera (Teixeira). A sua passagem para a Espanha foi devido a uma suposta rejeição da zona à rebelião da Casa de Bragança contra o rei Felipe IV da Espanha.
Apesar do Tratado de Alcanizes para o estabelecimento das fronteiras terrestres entre os dois países Ermesende nunca foi restituída.



       Rio Tuela e ponte romana, um local muito aprazível em Hermisende





quinta-feira, 15 de setembro de 2022

 Fronteiras de: Petisqueira – Villarino de Manzanas
        e Guadramil - Riomanzanas


Duas fronteiras e respetivas aldeias muito isoladas, uma região muito esquecida, tanto do lado de Portugal como do lado de Espanha, as aldeias espanholas são mesmo das aldeias da província de Zamora mais afastadas da civilização. Um pequeno percurso circular de 23 km une as duas fronteiras e as quatro aldeias.

Click no link e veja o vídeo destes locais
https://youtu.be/ShD7N4CoR8g

Petisqueira
Uma pequena aldeia da União das Freguesias de São Julião de Palácios e Deilão, no município de Bragança, localizada numa zona caracterizada pelas altas planícies que atingem os 959 metros de altitude. 




Fronteira Petisqueira - Villarino de Manzanas
Uma fronteira limitada pelo rio Maçãs (ou Manzanas, em espanhol).
Em 12 de maio de 2013 foi inaugurada a Ponte Internacional entre as duas localidades, durante a 28ª festa de fronteira em Honra de Nossa Senhora de Fátima, que decorre anualmente desde 1985 na própria fronteira.
Villarino de Manzanas, é uma aldeia do município de Figueruela de Arriba.





Santuário de Nossa Senhora da Virgem de Fátima
Foi construído na zona fronteiriça, em solo espanhol, e celebra anualmente desde 1985, no segundo domingo de maio uma peregrinação fronteiriça entre as vilas dos dois lados da fronteira para homenagear a virgem, e que atrai milhares de pessoas dos dois países nas festividades. As imagens da Virgem portuguesa e espanhola encontram-se no pontão que atravessa o curso do rio Manzanas, onde não há templo e onde os paroquianos se reúnem ao ar livre. Depois da missa, que é celebrada em ambas as línguas, é hora das danças e canções populares.



Riomanzanas
Aldeia com cerca de 20 habitantes situada no município de Figueruela de Arriba, na província de Zamora. É uma das aldeias mais bonitas da região, dividida ao meio por um pequeno riacho (el arroyo del Fontano) que a atravessa.







Fronteira de Guadramil – Riomanzanas
Liga as aldeias de Guadramil e Riomanzanas, separadas por 4 km. As relações entre as duas aldeias foram sempre bastante intensas, e com traços de vida comunitária, antes do despovoamento generalizado devido à emigração.






Guadramil
Aldeia típica transmontana da freguesia de Rio-de-Onor, município de Bragança, e inserida no Parque Natural de Montesinho.
Uma aldeia que parece ter parado no tempo, viu a maior parte da população emigrar, e é habitada quase exclusivamente por pessoas de idade avançada, 
Um dos pontos altos é a paisagem, um pequeno rio atravessa a aldeia fazendo mover o moinho, permitindo a lavagem de roupa, dando de beber aos animais e à população
Locais de interesse: tanques e lavadouro; lagar antigo; ferreiro, uma das casas onde em tempos existiu um ferreiro que pode ser visitada; Azenha, o antigo moinho de água; Igreja Matriz, construída entre os séculos XVI e XVII.








quarta-feira, 14 de setembro de 2022

 Fronteira Vale de Frades - Villarino Trás la Sierra


Vale de Frades
Aldeia do concelho de Vimioso, com cerca de 140 habitantes, localizada a 8 km de Vimioso, a 1,5 km da fronteira, e a 4 km de Villarino Trás la Sierra.
Uma aldeia transmontana tradicional, onde a maior parte da população são idosos que ainda conservam muitas das antigas tradições.

Click no link e veja o vídeo de Miranda do Douro a Quintanilha
https://youtu.be/9890pWAviR4







Fronteira Vale de Frades - Villarino Trás la Sierra
Liga Vale de Frades, no concelho de Vimioso, com a aldeia de Villariño Trás la Sierra, separadas por 4 km. Uma fronteira pouco conhecida do Nordeste Transmontano, onde a paisagem alterna entre planaltos e pequenas serras.




Villariño Trás la Sierra
Aldeio do município de Trabazos, com cerca de 60 habitantes, na província de Zamora, comunidade autônoma de Castela e Leão
Em Villarino, existe a única ganadaria dedicada à criação e exploração da raça autóctone alistano-sanabresa. Os bovinos desta raça são caracterizados pela sua cor escura quase preta na pelagem e acastanhada nos flancos, chifres longos e abertos e "franjas" entre os dois chifres.


N-122 espanhola,  a solução mais rápida para chegar a Bragança