sexta-feira, 9 de setembro de 2022

 Fronteiras de: Paradela - Castro de Alcañices 
Ifanes - Brandilanes


Duas aldeias separadas por 5 km e duas fronteiras do município de Miranda do Douro situadas num recôndito canto da região de Trás-os-Montes.
As paisagens agrícolas são o símbolo destas aldeias, onde encontramos uma população envelhecida, que guarda memórias de outros tempos, onde permanecem histórias de contrabando que se vão perdendo no tempo, a agricultura e o gado bovino e caprino, são atualmente, a principal fonte de receita dos habitantes que resistem nestas localidades. 

Click no link e veja o vídeo de Miranda do Douro a Quintanilha
https://youtu.be/9890pWAviR4


Paradela
Aldeia com cerca de 100 habitantes inserida no Parque Natural do Douro Internacional, está localizada a 16 km da sede do concelho, a 2 km da fronteira e a 3 km de Castro de Alcañices., e no extremo nordeste de Portugal, sendo o seu ponto mais oriental.


Fronteira Paradela - Castro de Alcañices
É a fronteira mais oriental de Portugal, liga as aldeias de Paradela e Castro de Alcañices, separadas por 5 km. Uma fronteira pouco frequentada, mas atravessa lugares de grande beleza no Parque Natural do Douro Internacional.


O único vestígio do limite de fronteira, a diferença no piso

Castro de Alcañices
Aldeia do município de Fonfría, na província de Zamora, com cerca de 70 habitantes. Está localizada dentro do Parque Natural Arribes del Duero, e pertence à *Região de Aliste, região que pertenceu a Portugal nos primórdios da nacionalidade, aquando da independência de Portugal do Reino de Leão em 1143.

Ifanes, em mirandês Anfainç
Aqui fala-se mirandês, logo à entrada da localidade, o nome da aldeia está escrito nas duas línguas faladas em Portugal, alertando os visitantes para a língua materna deste povo.
Ifanes tem cerca de 150 habitantes e fica situada a 5 km da aldeia de Paradela, a 10 km de Miranda do Douro, a 4 km da fronteira, e a 7 km de Brandilanes.
Locais de interesse: Igreja matriz que remonta ao século XVII, Capelas de São Bartolomeu e de São Roque, Cruzeiros e Fontes antigas.




Fronteira de Ifanes a Brandilanes
Liga as aldeias de Ifanes e Brandilanes, separadas por 7 km, Ifanes fica a 4 km da linha de fronteira, e Brandilanes a 3 km.
Esta fronteira é local de passagem do fluxo de espanhóis que se desloca para fazerem compras em Miranda do Douro, e dos habitantes de Ifanes que vão a Moveros que fica a 10 km, para comprar géneros alimentícios.


Marco de fronteira e sempre o piso a denunciar a linha de fronteira



Brandilanes
Aldeia do município de Fonfría, com cerca de 50 habitantes, fica localizada na região de aliste, no oeste da província de Zamora, a 3 km da fronteira a 8 km de Fonfría e a 48 km de Zamora
Durante a Idade Média, foi integrada no Reino de Leão, cujos monarcas teriam realizado o repovoamento da cidade Após a independência de Portugal do reino leonês, em 1143, devido à sua localização geográfica, a localidade sofreu os conflitos entre os reinos leonês e português pelo controlo da fronteira.




Sem comentários:

Enviar um comentário