sábado, 10 de setembro de 2022

 Fronteira de Constantim - Moveros


Fronteira localizada a 880 metros de altitude, liga a aldeia de Constantim à aldeia de Moveros em Espanha, separadas por 4 km. 
Também conhecida como fronteira de Nossa Senhora da Luz, no lado de Portugal mesmo na linha de fronteia fica a Capela de Nossa Senhora da Luz, um miradouro privilegiado do Planalto Mirandês e da região de aliste.

Click no link e veja o vídeo de Miranda do Douro a Quintanilha
https://youtu.be/9890pWAviR4


Os moradores das duas aldeias fronteiriças celebram juntos anualmente a "peregrinação da Luz" uma romaria da fé e devoção à Virgem da Luz, protetora da visão. Os eventos começam no sábado, com a transferência em procissão da Virgem da Luz de Constantim para a Capela e correspondente missa. No domingo acontece a missa solene, em português, e a procissão acompanhada por música e bombos. Nas encostas do monte onde está a Capela é também montada uma feira com produtos dos dois países. Este evento atraia milhares de pessoas ao local.



 Constantim, em mirandês Custantin
Aldeia do município de Miranda do Douro, com cerca de 80 habitantes, localizada no Planalto Mirandês, e inserida no Parque Natural do Douro Internacional Fica a 16 km de Miranda do Douro, a 1,5 km da fronteira e a 4 km de Moveros.
Locais de Interesse: Santuário de Nossa Senhora da Luz; Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção; diversas capelas; cruzeiros; chafarizes; tanques; fontanários.







Moveros
Aldeia do município de Fonfría, na província de Zamora, com cerca de 70 habitantes. Fica a 53 km de Zamora. a 14 km de Fonfría e a 2.5 km da fronteira. Faz parte do território de aliste que foi posse de Portugal, na demarcação portuguesa de 1538 está registado como Moveiros.
A aldeia é conhecida pela sua tradição olaria, hoje quase desaparecida. 




Sem comentários:

Enviar um comentário