terça-feira, 20 de dezembro de 2022

 Fronteira da Ameijoeira


Uma das menos conhecidas e mais isoladas fronteiras de Portugal, liga a aldeia de Ameijoeira, no concelho de Melgaço, com Entrimo, município da província de Ourense, as duas localidades estão separadas por 9 km, do lado português a aldeia de Ameijoeira está mesmo encostada no limite de fronteira.

Ameijoeira
Pertence à União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, está localizada a 7 km de Castro Laboreiro e a 28 de Melgaço. Ameijoeira, foi posto fronteiriço da Guarda Fiscal, na época em que as fronteiras representavam os limites da nação.
É uma aldeia com poucos habitantes, sendo evidentes os sinais do despovoamento. Não possui qualquer tipo de serviço sendo obrigatório a deslocação á aldeia de Castro Laboreiro, para ter acesso a um café ou a um minimercado.

Click no link e veja o vídeo das fronteiras do
Parque Nacional da Peneda Gerês
https://youtu.be/91BAjHM0mBA






                Antigo edifício aduaneiro do lado espanhol



Castro Laboreiro
Vila do concelho de Melgaço, integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, conhecida mundialmente pela origem da raça canina cão de Castro Laboreiro. A vila possui um rico legado histórico, arqueológico e arquitetónico, e apresenta um tipo próprio de construções castrejas. O nome de Castro Laboreiro, deriva de «Castrum» - povoação fortificada pelo povo castrejo, fixando-se em outeiros, vivendo em comunidade, defendendo-se das tribos invasoras; «Laboreiro» vem da palavra latina «Lepporeiro».

Click no link e veja o vídeo de Castro Laboreiro
https://youtu.be/fnRsUCiQl58







Paisagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês




Entrimo
Município da província de Ourense, comunidade autónoma da Galiza, com cerca 1100 habitantes. Fica a 8 km da fronteira da Ameijoeira.

Igreja de Santa Maria la Real de Entrimo




                                                Quinta do Reiriz

Este blogue nesta ronda das fronteiras do Parque Natural da Peneda Gerês, fonteiras da Portela do Homem, Madalena e Ameijoeira, ficou alojado na Quinta do Reiriz em Monção, ao qual agradece pelo apoio prestado.

Click no link e veja o vídeo da Quinta do Reiriz
https://youtu.be/Zp8z8Ns-1vI

Sem comentários:

Enviar um comentário