terça-feira, 29 de novembro de 2022

                    Fronteiras de Tourém com Calvos de Randín e Guntumil


A aldeia de Tourém tem três ligações transfronteiriças com as aldeias galegas vizinhas. Duas fronteiras ligam as Aldeias de Tourém a Calvos de Randín, a outra liga com Guntumil.


Tourém
Aldeia e freguesia do município de Montalegre, inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês, é a única povoação portuguesa situada a norte da serra do Gerês. Em 2021 tinha 112 habitantes, que vivem principalmente do gado, a maioria com mais de 70 anos, havia apenas 3 crianças.
Fica localizada margem esquerda do rio Salas, num pequeno enclave da barragem espanhola Encoro de Salas. Um enclave com pouco mais de 16 quilómetros quadrados que entra pela fronteira espanhola adentro.
É o Portugal escondido e esquecido, as aldeias espanholas são as que ficam mais perto. A aldeia portuguesa mais perto é Pitões das Júnias a 12 km, Montalegre a 30 km, Chaves a 67 km e Vila Real. A 120 km. 

Click no link e veja o vídeo destes locais













Fronteira 1, Tourém – Calvos de Randín
Situa-se a este de Torém e liga com o município de Calvos de Randín, localizada, e a pouco mais de 1 km. O marco de fronteira junto a um pequeno monumento que simboliza a amizade entre os povos da fronteira, é o único vestígio da fronteira.





Fronteira 2, Tourém – Calvos
Situa-se a norte de Tourém e liga com Calvos, o outro núcleo de Calvos de Randín e onde se localiza a sede do concelho.
4 Km separa a separa de Tourém, o acesso é pela M513 que passa uma ponte sobre a barragem das Salas e termina numa rotunda. A fronteira é a própria rotunda onde, se circularmos por ela, podemos andar entre dois países ao mesmo tempo. Um antigo edifício fronteiriço completo a fronteira. 
No lado de Portugal não existe qualquer sinal indicativo de país, apenas um sinal da entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no lado de Espanha o sinal de entrada no país. 

Uma fronteira muito caricata, a rotunda é a linha de fronteira


O marco territorial escondido pela vegetação

 A entrada em Portugal

A entrada em Espanha direção a Calvos

Calvos de Randín
É um município galego da província de Ourense, com cerca 775 habitantes. 
O município é constituído pelas aldeias de Calvos (sede do concelho), Randín, Vilar, Vilariño, Rubiás e Santiago de Rubiás.
As aldeias de Rubiás e de Santiago de Rubiás faziam parte do antigo Couto Misto, extinto pelo Tratado de Lisboa. O antigo castelo português da Piconha também fica situado neste município, assim como o "caminho privilegiado" que ligava o Couto Misto a Tourém.

Fronteira 3, Tourém – Guntumil
Fica situada a oeste, e liga as aldeias de Tourém e Guntumil, um povoado com cerca de 100 habitantes, da aldeia de Réquias no município de Muíños. As aldeias estão separadas por 2 km, por uma estrada de trânsito local que atravessa uma zona de floresta, e terrenos agrícolas, não havendo qualquer indicação de fronteira.










segunda-feira, 28 de novembro de 2022

 Fronteira de Sendim, a aldeia mais alta de Portugal

Aldeia da freguesia de Padornelos, concelho de Montalegre, situada a 1150 metros de altura, na Serra do Larouco, serra que atinge os 1525 metros de altitude. Está localizada a 7 km de Montalegre e a 2 km da Fronteira.
É uma aldeia de recordes: A 1150 metros de altura, é a aldeia mais alta de Portugal. No concelho de Montalegre é a aldeia mais próxima da Galiza, é a segunda aldeia localizada mais a norte do concelho (a primeira é Tourém).
É uma das aldeias mais pequenas do concelho, uma das mais despovoadas, envelhecida e até esquecida.

Click no link e veja o vídeo destes locais






Castelo de Montalegre
Foi construído entre em 1279 e 1325 num local dominante localizado no topo de um monte granítico. Juntamente com o Castelo da Piconha, (atualmente território espanhol) e o Castelo de Portelo, em Sendim (Padornelos) dominavam a fronteira com a Galiza, tendo sido um importante ponto de defesa fronteiriço na época medieval.




Click no link e veja o vídeo de Montalegre

Fronteira de Sendim - Villamayor de la Boullosa
Liga a aldeia de Sendim, no município de Montalegre com a aldeia de Villamayor de la Boulosa, no município de Baltar, província de Ourense. As duas aldeias estão separadas por 6.5 km, e os respetivos municípios de Montalegre e Baltar separados por 14 km.
Esta fronteira que tem a particularidade de o limite da mesma ter um restaurante e uma estação de serviço.









domingo, 27 de novembro de 2022

 Fronteiras de: Vilar de Perdizes - A Xironda
           A Xironda - Santo André


Vilar de Perdizes é uma aldeia raiana do concelho de Montalegre, com cerca de 400 habitantes, localizada a 4 km da fronteira e a 6 km da vizinha espanhola de A Xironda,
Vilar de Perdizes tornou-se conhecida pelos congressos da medicina popular, jantares de sexta-feira 13, e dia das bruxas. É uma aldeia singular, com um microclima que lhe permite ser como que um oásis no meio do agreste Alto Barroso, onde se dão as todas culturas, inclusive a vinha.

Click no link e veja o vídeo destes locais







No centro da vila, é prestada homenagem ao passado contrabandista da região, através de estátuas representando o contrabandista, o burro, que era o meio de transporte utilizado e o guarda-fiscal.
O contrabando está muito ligado à história e subsistência das famílias de Vilar de Perdizes e para honrar e lembrar esse passado foi criado pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, a “Rota do Contrabando “, um percurso circular de 16,5 km que pode ser feito a pé ou de burro.




Padre Fontes, uma figura histórica e incontornável de Vilar de Perdizes. 
Em Montalegre é lhe prestada a devida homenagem num museu com o seu nome, o Eco Museu do Barroso – Espaço Padre Fontes.


Click no link e veja o vídeo de Montalegre

A fronteira de Vilar de Perdizes com A Xironda, é difícil de encontrar o seu local exato, não existe qualquer indicador ou sinal de a estarmos a passar. Para melhor a identificar é contar 4,1 km desde o cruzamento da saída de Vilar de Perdizes junto ao campo de futebol. E para melhor identificar, 40 metros depois da linha de fronteira, há um caminho á direito, o único que se encontra em todo o percurso.



4 km depois da linha de fronteira chegamos a A Xironda, uma aldeia do município de Cualedo, na província de Ourense com cerca de 340 habitantes.


Seguindo de novo direção a Portugal, 2.7 km depois chegamos a outra fronteira que liga A Xironda a Santo André que fica a 2.5 km.







Santo André
Aldeia raiana e freguesia do município de Montalegre, com cerca de 200 habitantes, está localizada numa zona de transição entre o Barroso e a região do Alto Tâmega a cerca de 820 metros de altitude.

Click no link e veja o vídeo destes locais





Residencial São Neutel
Este Blogue ficou alojado em Chaves, e pela segunda vez na Residencial São Neutel, um alojamento, de gestão familiar com pequeno-almoço incluído, hi-fi em todo o hotel, quartos cómodos, estacionamento privado, e preços económicos, na nossa opinião a melhor opção em Chaves na relação preço qualidade.
Os nossos agradecimentos ao hotel e ao staff, um local a voltar sempre em Chaves.
Contactos / Reservas
https://residencial-sao-neutel-lda.negocio.site/
Av. 5 de Outubro 106, 5400-017 Chaves – Tel.276333632


Click no Link e veja o vídeo do Hotel
https://youtu.be/gUPktyFINNI