segunda-feira, 7 de novembro de 2022

 Fronteira São Vicente da Raia – Santa Cruz do Terroso

Liga a aldeia de São Vicente da Raia no município de Chaves com a aldeia e Santa Cruz do Terroso no município de Vilardevós, província de Ourense.

Click no link e veja o vídeo destes locais
https://youtu.be/U2hJORRUsgA

Como habitual nestas paragens, poucos vestígios de uma fronteira


Caminhos do Contrabando
O município de Chaves criou diversos trilhos pedestres por diversas aldeias da raia do concelho que permitem conhecer antigas rotas do contrabando, vias romanas ou caminho-de-ferro.
Ao longo da história, a fronteira criou formas de vida genuínas. As aldeias próximas à raia mantêm relações entre si que lhes conferem uma cultura própria, com costumes e tradições únicas. O Caminho do Contrabando percorre algumas das populações raianas cujos habitantes contam histórias sobre saídas noturnas através dos montes, para levar café, cereais e todo o tipo de mercadorias. O tráfego de mercadorias fazia-se em ambas as direções, dependendo do momento histórico e das dificuldades, que, as pessoas de um ou outro país estivessem a passar. Para além das mercadorias, também refugiados políticos e emigrantes clandestinos, cruzavam a fronteira, com a cumplicidade dos habitantes.

São Vicente da Raia
Aldeia e freguesia do município de Chaves, com cerca de 160 habitantes, é composta pelos lugares de Aveleda, Orjais, São Vicente e Segirei, e fica localizada a 1 km da linha de fonteira.












Sem comentários:

Enviar um comentário