terça-feira, 15 de março de 2022

                       Fronteira fluvial de Vila Real Stº António – Ayamonte



Antes da inauguração da Ponte Internacional sobre o Guadiana, era esta a única forma de visitar a vizinha Espanha, através do posto fronteiriço de Vila Real de Santo António. Pessoas, carros e autocarros tinham apenas esta passagem de ferry para entrar em Espanha pelo Algarve. 
Os tempos mudaram e a nova Ponte Internacional do Guadiana construída na década de 1990, tirou o trânsito da gare marítima. Mas a ligação fluvial continuou, tendo inclusive se tornado em atração turística, pode ser uma boa alternativa para quem pretende apenas visitar a vizinha cidade de Ayamonte, dois ferryboats fazem a travessia entre as duas margens do Rio Guadiana em 15 minutos.

Vila Real de Santo António
Cidade raiana do distrito de Faro, com cerca de 12000 habitantes, situada na margem direita e junto á foz do Rio Guadiana que define a fronteira com Espanha, no município de Ayamonte. 
A cidade situa-se no local onde antes existia uma povoação de pescadores denominada Santo António da Arenilha. Ao longo da sua História, Portugal teve sempre conflitos com a vizinha Espanha, e como nesta zona a única vila que protegia o território era Castro Marim, foi decidido criar uma cidade neste extremo do país nascendo Vila Real de Santo António pela mão do Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I, o homem responsável pela criação da cidade que teve o seu início em 17 de Março de 1774.
No final do século XIX e início do século XX, o sector das pescas dinamizou a cidade, transformando-a num importante centro pesqueiro e conserveiro. Era também um importante porto para os barcos que transportavam minério desde as minas de São Domingos. Atualmente, e como todo o litoral do algarve, o motor da economia é o turismo. Vila Real possui excelentes e extensas praias e grande oferta hoteleira.

                                        Ayamonte
Município localizado junto à foz do rio Guadiana, a leste dos concelhos portugueses de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Pertence à província de Huelva, e comunidade autónoma da Andaluzia, tem cerca de 21000 habitantes
O seu casario branco estende-se em declive até ao porto, desde os tempos mais remotos foi sempre um tranquilo povoado de pescadores. Como locais de interesse destaque para as igrejas de Nuestra Señora de las Angustias e de San Francisco, ambas do século XVI; a igreja paroquial do Salvador, do século XV.
A cinco quilômetros da cidade na costa ficam as praias de Isla Canela com muita oferta hoteleira e muito frequentada durante o verão e a de Punta del Moral, uma pitoresca aldeia piscatória.





                                    Praça Marquês de Pombal - Vila Real de Santo António


                                     Cais do Ferry-boat e antigas instalações alfandegárias 



                                                               Ferry-boat Vila Real - Ayamonte



                                                                       Ayamonte

                                                          





                                                                  Cais de Ayamonte

                                                              Antigos edificios alfandegários



vídeo da saída do ferry no cais de Ayamonte



  Panorâmicas de Ayamonte

                                                            
 








Fronteira de Castro Marim - Ayamonte
Faz a ligação entre Castro Marim, Portugal e Ayamonte, Espanha através da Ponte Internacional do Guadiana inaugurada em agosto de 1991. É uma ponte suspensa com cinco vãos que atinge os 100 metros de altura nas torres P2 e P3, tem quatro faixas de rodagem com um total de 666 metros, ligando a autoestrada A-22 de Portugal com a A-49 de Espanha. Foi construída por um consórcio luso-espanhol.

                                       Castro Marim
Vila e município raiano do distrito de Faro, com cerca 64oo habitantes.
Estando perto do rio, do mar, da planície e da montanha e fazendo fronteira com Espanha, foi durante séculos uma importante praça forte do Algarve.
A vila foi povoada por fenícios, cartagineses, gregos, romanos, visigodos e árabes, sendo conquistada aos mouros em 1242 por D. Paio Peres Correia.
A vila cresceu, inicialmente, dentro das muralhas do castelo velho, mais tarde, no reinado de D. Dinis, compensando a perda de Ayamonte que passou para o domínio de Castela, mandou o rei reforçar a fortificação, ampliando-a com a construção da Muralha de Fora, para abrigo e defesa da população.

Castro Marim



Fortaleza de Castro Marim com Ayamonte à vista



Ponte internacional do Guadiana

Linha de Fronteira Castro Marim - Ayamonte na ponte do Guadiana



Vídeo da travessia da fronteira
















Sem comentários:

Enviar um comentário