sexta-feira, 18 de março de 2022

 
Fronteira Pomãrão - El Granado
Liga a aldeia de Pomarão com o município de El Granado em Espanha, pela Ponte internacional do Baixo Guadiana construída sobre o rio Chança, um afluente do rio Guadiana. Foi inaugurada em 26 de fevereiro de 2009, e veio reduzir a distância por estrada para a povoação espanhola de El Granado de 140 km para apenas 12 km. Esta zona raiana do Alentejo e da Andaluzia, é uma zona com pouca população e com uma paisagem idêntica. No lado de Espanha entramos na região do Andévalo, um amplo território da província de Huelva, que serve de transição entre a planície costeira do Baixo Guadiana e as Serras de Aroche e Aracena.

Pomarão
Pequena aldeia raiana da freguesia de Santana de Cambas no concelho de Mértola, distrito de Beja. Tem cerca de 30 habitantes, e fica situada na encosta da margem esquerda do rio Guadiana, junto à confluência com o rio Chança.
A aldeia de Pomarão, foi construída em 1859 pela empresa proprietária da mina de São Domingos a 18 km deste local, para ser o terminal ferroviário e cais de embarque (do qual existem restos) do minério extraído na mina que foi encerrada no início dos anos 70.

Porto Mineiro de Pomarão
Entre 1859 e 1860, a empresa proprietária da mina de São Domingos construiu no Pomarão uma povoação, armazéns, depósitos de mineral, terminal ferroviário e dois cais de embarque, onde atracavam os navios à vela e a vapores que subiam o Guadiana desde a foz. Dali partiam carregados com o minério (pirites) que vinha por via-férrea desde a mina de S. Domingos, para a CUF, no Barreiro, e para Inglaterra.
O minério chegava ao porto do Pomarão transportado por uma das primeiras linhas de caminho-de-ferro construídas em Portugal (1858). O movimento do porto era elevado. Em 1864 apresentaram-se no Pomarão 563 navios para embarque de minério. Era considerado porto comercial, fica situado no limite de navegabilidade do Guadiana, com acesso a embarcações até cerca de 4 metros de calado.


               Click no link e veja o vídeo -  https://youtu.be/DcB6N-0s-iQ





Linha de Fronteira na Ponte Internacional do Baixo Guadiana









Vista de Pomarão já no outro lado da Fronteira

Casario de Pomarão




Restos do antigo porto mineiro








El Granado
Município raiano da província de Huelva, com cerca 500 habitantes, antiga terra de mineiros, perto ficava localizado a Mina de Santa Catalina, uma pequena mina de manganês que foi abandonada na década de 40 do século XX.
Aproveitando o rio e seu caráter de fronteira, antigamente era comum nesta zona de fronteira o contrabando de bens básicos e escassos para a população.Em homenagem a esta figura, uma rotunda da vila rotunda exibe uma escultura que representa este indivíduo único e pitoresco.
A Vila tem como principais locais de interesse, o património religioso, o museu mineiro e a aldeia ribeirinha de Puerto de la Laja, antigo porto mineiro.





                                                                  Património Religioso




Homenagem ao contrabandista

Puerto de La Laja
Aldeia ribeirinha situada na margem esquerda do Rio Guadiana, pertence ao município de El Granado. 
Até finais do século XIX, os seus habitantes exerciam a atividade agrícola, mas a partir daí passou a ter um papel importante na história mineira de Espanha, quando foi transformada em porto mineiro associado à exploração das minas de Cabeza del Pasto e de Herrerías, esta situada nas proximidades de Puebla de Guzmán. 
O minério chegava ao porto transportado inicialmente por carros de mula e mais tarde pelo caminho-de-ferro, que terá ficado concluído por volta de 1888.O porto permitia apenas a acostagem de barcos até 2000 toneladas, o embarque de minério era dificultado pelo pequeno calado do rio.
 No porto era também desembarcado o carvão e maquinaria para as minas.Das antigas estruturas portuárias ainda se podem ver os depósitos/tremonhas onde o minério era descarregado por basculamento das vagonetas estacionadas na plataforma superior. Outras vagonetas recolhiam o minério na plataforma inferior para o encaminhar para os navios A cobertura dos depósitos já desapareceu, tal como o equipamento para embarque do minério nos navios. Este porto  manteve a sua atividade até 1965.









Bela vista do rio Guadiana e inicio do percurso pedestre denominado Via Verde do Guadiana

Restos do antigo porto mineiro




Sem comentários:

Enviar um comentário