terça-feira, 31 de maio de 2022

 Fronteira de Quintanilha / Bragança - Zamora


É a principal fronteira de Trás-os-Montes, e tem dois locais de passagem: 
*A fronteira antiga pela estrada N-218 liga a Aldeia de Quintanilha, freguesia do município de Bragança, a San Martin del Pedroso, aldeia do município de Trabazos, na província de Zamora. As duas aldeias estão separadas por 6 km. O rio Maçãs define a fronteira natural entre os dois países. 
*A fronteira mais recente pela ponte internacional que liga a autoestrada portuguesa A4 à N-122 em Espanha efetuando a ligação Bragança- Zamora / Valladolid, e daí para qualquer ponto da Europa. É o local de passagem de muitos camiões de mercadorias com destino à europa. 



A fronteira no lado espanhol com os antigos edifícios aduaneiros




A ponte sobre o rio Maças ou  Manzanas, a fronteira natural

                                  A fronteira vista do lado de Portugal

Antigos edifícios fronteiriços de Portugal, onde funciona um posto misto com as polícias dos dois países.



Linha de fronteira pela A4 de Portugal e N-122 de Espanha
Os interesses deste blogue é a nostalgia das fronteiras antigas, e das esquecidas entre aldeias dos dois lados da fronteira, mas não deixa de mencionar as novas fronteiras pelas autoestradas.


                                                    Visite Gimonde
     Entre a fronteira de Quintanilha seguindo pela EN-18 fica a aldeia de           Gimonde uma aldeia a não perder.

Click no link e veja o vídeo de Gimonde
https://youtu.be/6eGBmxvakUc




Visite Bragança
Click no link e veja o vídeo “Tour pela cidade de Bragança”
https://youtu.be/dHdMXjydRpI




Alojamento local "A Casa do Javali"
https://www.ojavali.pt/pt/alojamento/

Este Blogue na ronda das fronteiras de Bragança, (o concelho tem 6, e o distrito 18) ficou alojado no alojamento local A Casa do Javali, em Bragança, uma excelente escolha, o alojamento está situado na cidadela, dentro das muralhas do castelo, onde se pode disfrutar do sossego e da história que o local proporciona. O alojamento é uma casa com um toque da cultura transmontana, recentemente renovada e totalmente equipada, dispõe de um quarto com cama de casal e uma sala com sofá-cama e uma kitchenette, sendo possível alojar um total de 4 pessoas, e inclui pequeno-almoço continental. A cidadela dispõe de amplo parque de estacionamento no seu interior, uma mais-valia também deste alojamento para quem viaja de carro, ficar alojado no centro histórico com estacionamento gratuito.






Restaurante Taberna do Javali

Agradecimentos à Milene, ao Flávio, e a toda a formidável equipa do restaurante Javali que tão bem nos recebeu.
Do mesmo proprietário do alojamento, este restaurante, situado frente à igreja do castelo, é um restaurante típico, com cozinha transmontana, que utiliza na confeção dos pratos produtos agrícolas locais e carnes de raças autóctones da região e a especialidade da casa, o javali.
Um local imperdível em Bragança, para uma boa experiência gastronómica transmontana. 

Click no link e veja o vídeo da Taberna do Javali
https://youtu.be/tE00H0h4V6U














segunda-feira, 30 de maio de 2022

 Fronteira de Miranda do Douro

O rio Douro é a fronteira natural, a linha de fronteira tem lugar na Barragem de Miranda.
Liga a cidade de Miranda do Douro à vila de Torregamones em Espanha separadas por 11 km, e daí até Zamora são mais 43 km
Uma fronteira muito movimentada pelos espanhóis que procuram o comercio e a gastronomia portuguesa em Miranda do Douro.






Arribas do Douro





                                         Antigos edifícios aduaneiros espanhóis 


                                Torregamones
Pequeno município da província de Zamora, com cerca de 250 habitantes, localizado dentro do Parque Natural Arribes del Duero, que é a maior atração turística da vila.



Miranda do Douro

Cidade da província de Bragança localizada nas Arribas do rio Douro, sendo banhada por este e também pelo rio Fresno.
A sua origem, é muito antiga foi ocupada pelos romanos e mais tarde no século VIII pelos árabes que lhe deram o nome de "Mir Andul", que posteriormente derivou para Miranda. A sua fundação aconteceu a 18 de dezembro de 1286, aquando do Tratado de Alcanizes, celebrado entre D. Dinis, rei de Portugal, e Fernando IV, de Leão e Castela.
A sua localização junto à fronteira conferiu-lhe o estatuto de importante ponto estratégico de defesa, tendo o primeiro rei de Portugal D. Afonso Henriques no séc. XII mandado construir o castelo e a as muralhas, que a transformou numa verdadeira Praça de Armas.
No século XVII com as Guerras de Restauração da independência com Espanha, e mais tarde durante as invasões francesas, a cidade sofreu muitos revezes e perdeu grande parte da sua importância.

Click no link e veja o vídeo de Miranda do Douro
https://youtu.be/TFbrcme1dG0

                                                                  Castelo e Muralhas


                                                 Centro Histórico 











Este Blogue ficou alojado em Mirando do Douro, nesta expedição Fronteiras e Aldeias da Raia, no Hotel Miranda do Douro. Os nossos agradecimentos a Sandrina Raposo pela sua simpatia e gentileza em nos receber.
Um pequeno hotel de gestão familiar, com preços económicos, possui acomodações espaçosas, e inclui pequeno-almoço continental.
O hotel está convenientemente localizado fora da cidade, num local tranquilo, perto de supermercados, e com estacionamento privado, ideal para viajantes que se deslocam de carro e pretendem explorar a cidade e as Arribas do Douro ex-libris da região, bem como a uma curta distância visitar a magnifica cidade espanhola de Zamora.

Click no link e veja o vídeo deste hotel