sexta-feira, 13 de maio de 2022

                                   Expedição Fronteiras e Aldeias da Raia, na estrada

Este Blogue encontra-se na estrada até final do mês de maio, prosseguindo com a 3ª fase desta expedição. uma viagem pelo mais profundo de Portugal e Espanha, contornando toda a raia entre os dois países, documentando toda a experiência para futura partilha aqui no blog. A pesquisa, preparação e logística desta odisseia, demorou mais de um ano.

A fronteira Portugal-Espanha, conhecida pelo nome de Raia em português, La Raya em castelhano, e A Raia em galego, é a linha que divide os territórios da República Portuguesa e do Reino de Espanha. 
É a fronteira mais antiga da Europa. Os acontecimentos determinantes são o Tratado de Zamora, em 1143, que assinala o nascimento de Portugal como reino independente e o Tratado de Alcanizes, em 1297, que estabelece no essencial as fronteiras de Portugal.
As últimas alterações prenderam-se com a questão de Olivença, que continua a ser um assunto pendente. Espanha não cumpriu o acordado no Congresso de Viena e o território de Olivença não foi restituído. Assim continuam por colocar os marcos delimitadores de fronteira entre a confluência do rio Caia com o rio Guadiana e a confluência da ribeira de Cuncos com o rio Guadiana com a numeração de 802 a 899 correspondentes ao território de Olivença.
A fronteira luso-espanhola, estende-se ao longo de 1214 km, desde a foz do rio Guadiana, a sul, até à foz do rio Minho, a norte. Ocupamos no ranking mundial de comprimento de fronteiras a posição 62 entre 318. São 79 fronteiras terrestes, desde internacionais, locais ou simples locais de passagem, entre aldeias raianas, e 2 fronteiras fluviais.
Neste número estão contabilizados os locais que têm dois locais de passagem, como é o caso da criação de autoestradas ou vias rápidas nas fronteiras principais que deu origem à fronteira antiga e a nova. 

             Mapas de todas as fronteiras luso-espanholas de sul para norte









Sem comentários:

Enviar um comentário