Fronteira de Salvaterra do Extremo – Zarza la Mayor
Liga a aldeia de Salvaterra do Extremo a Zarza la Mayor no outro lado da Fronteira, separadas por 8 km. O rio Erges que corre aqui numa garganta de rocha granítica define a linha de fronteira, que antes era disputado, no outro lado o abandonado castelo de Peñafiel recorda esses tempos, atualmente a construção conjunta de um açude e uma praia fluvial conjunta, reúne os dois povos em convívios e veio facilitar a passagem entre os dois lados da fronteira, e consequentemente o comércio. Anualmente neste local, no primeiro domingo de maio, as populações dos dois lados da fronteira organizam conjuntamente uma festa. Uns levam a comida, os outros a bebida.
Rio Ergues nasce em Espanha na serra de Gata, e
define a fronteira entre Portugal e Espanha durante cerca de 50 km.
https://youtu.be/4GmGxumo42M
As origens da aldeia remontam aos inícios do século XIII, data em que provavelmente a sua primeira fortificação foi construída.
A assinatura do Tratado de Alcanices, em 1297, definiu a fronteira luso-castelhana e a coroa empenhou-se num programa de novas fortificações para assegurar a fronteira negociada, tendo aqui construído um castelo, de traçado circular, defendido por torres. As muralhas foram na sua maior parte desmontadas após as guerras Peninsulares, restando hoje apenas pequenos e dissimulados troços entre o casario e os seus quintais.
Os participantes deverão concentrar-se pelas 17,30 h no Largo da Igreja de Salvaterra do Extremo, de onde partem às 18,00 h para Zarza la Mayor em autocarro da organização.
A caminhada inicia-se às 19,00 h naquela localidade rumo a Salvaterra do Extremo, onde os participantes terão à sua espera um jantar convívio
A inscrição na Rota do Contrabando tem o valor de 8 euros e inclui transporte de autocarro, a caminhada, seguro, reforços alimentares, jantar e uma pequena lembrança.
Informações e inscrições: info@turismodenatureza.com
monfortinhosalvaterra.2013@gmail.com - tm: 925 294 766
Zarza la Mayor
https://youtu.be/Nbj0WOPyGac
Sem comentários:
Enviar um comentário