quinta-feira, 12 de maio de 2022

  Aldeias comunitárias de Rio de Onor e Rihonor de Castilla

Duas aldeias e uma fronteira praticamente inexistente e apenas se dá por ela pela sinalização, de um lado está Rio de Onor, do outro, Rihonor de Castilla, duas aldeias comunitárias com o mesmo nome. A partir aqui entramos na bonita região da Sanábria, não se podendo deixar de visitar a vila de Puebla de Sanábria e o Parque Natural do Lago de Sanábria.

 Click no link e veja o vídeo de Rio de Onor e Rihonor de Castilla

Rio de Onor
Aldeia da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor. Concelho de Bragança, com cerca de 70 habitantes. Em 2017, foi eleita a 7 Maravilha de Portugal na categoria de aldeia em área protegida.
Esta aldeia comunitária é das mais emblemáticas e das mais bem preservadas do Parque Natural de Montesinho. Rio de Onor subsiste ainda como aldeia comunitária. Este regime pressupõe uma partilha e entreajuda de todos os habitantes, nomeadamente nas seguintes formas:
Partilha dos fornos comunitários, e terrenos agrícolas comunitários, onde todos devem trabalhar; partilha de um rebanho, pastoreado nos terrenos comunitários. As duas aldeias assumem também um dialeto próprio e quase extinto, pertencente ao grupo do asturo-leonês, à semelhança da língua mirandesa.
















Linha de Fronteira aqui termina uma aldeia e começa a outra


Rihonor de Castilla
Pertence ao município de Pedralba de la Pradería, na província de Zamora, tem 25 habitantes que partilham os recursos de forma comunitária com os vizinhos portugueses de Rio de Onor.














Sem comentários:

Enviar um comentário