domingo, 1 de maio de 2022

 Fronteira de Galegos – La Fontañera


Liga as aldeias de Galegos no concelho de Marvão a La Fontañera, no município de Valencia de Alcántara. As duas aldeias estão separadas por 1,4 km. Desde Marvão à fronteira são 10 km e da fronteira a Valencia de Alcántara são 8 km. 
A "fronteira" entre Galegos e La Fontañera praticamente não existe, não há nenhum indicador que nos diga quando passamos de um país para outro a não ser os marcos de fronteira e uma placa que dá as boas-vindas a La Fontañera. A estrada de Galegos até La Fontañera, é um antigo caminho de contrabando, apesar de ter apenas 1 km parece que levamos uma eternidade, pois é muito estreita, apenas cabe um carro, e se nos cruzamos com outro alguém terá de recuar até um ponto que seja possível sair da estrada.

 Click no link e veja o vídeo de Galegos e La Fontañera

No lado esquerdo a última casa portuguesa


Marcos de fronteira português e espanhol



Curiosidades desta fronteira
Mesmo na linha de fronteira do lado de Espanha, está esta casa de alojamento rural, o seu proprietário quis ampliar a casa, mas não tinha espaço. Sem pensar duas vezes, tirou o marco fronteiriço e avançou dois metros para o território português, pois nenhuma fronteira ia impedir que a sua cozinha fosse ampliada.
Sendo isto totalmente ilegal porque não podemos avançar uns metros nos limites fronteiriços, a situação poderia ser grave, mas não foi e não teve quaisquer consequências.

 Galegos
É uma pequena aldeia raiana da freguesia de Santa Maria de Marvão, concelho de Marvão, localizada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, a 1,4 km da fronteira de Espanha, a 10 km de Marvão e a 18 km de Portalegre.










La Fontañera
Aldeia do município de Valencia de Alcántara, na província de Cáceres. Tem cerca de 100 habitantes entre o casario e a população espalhada.
Fontanheira, é o seu nome em português, pois é uma aldeia fundada por povoadores portugueses a partir do século XVIII como consequência de uma situação demográfica que favoreceu a ocupação das terras raianas vizinhas que na altura estavam desertas. É uma aldeia praticamente só com uma rua, que é a estrada principal, cujo casario está distribuído ao longo da estrada.








Este blogue no percurso das fronteiras do distrito de Portalegre ficou alojado, e aconselha nesta área o Sever Rio Hotel em Portagem, Marvão.
Um hotel encantador localizado nas margens do Rio Sever em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, e numa localização privilegiada para percursos de natureza, e visitar a aldeia medieval de Marvão.
 
Click no link e veja o vídeo deste hotel




































 

Sem comentários:

Enviar um comentário