sábado, 30 de abril de 2022

 Fronteira de Segura – Piedras Albas

Idanha-a-Nova - Alcántara


Liga a Aldeia de Segura, no município de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco com Piedras Albas pequena aldeia e município com cerca de 130 habitantes. 9 Km separam as duas aldeias. Este eixo viário liga Idanha-a-Nova à espetacular cidade de Alcántara, na província de Cáceres. As duas localidades estão separadas por 52 km.
A linha de fronteira tem lugar na Ponte Romana de Segura, construída sobre o rio Ergues, a aldeia de Segura fica a 1,4 km, Idanha-a-Nova a 36 km, e Alcántara a 16 km. A área do município de Idanha-a-Nova tem três fronteiras com Espanha: Segura, Salvaterra do Extremo e Monfortinho.

Segura

Aldeia raiana com cerca de 150 habitantes, pertence à freguesia de Zebreira e Segura, no município de Idanha-a-Nova. Situada num declive com os restos da fortaleza medieval no alto e com o casario predominante branco com grades de ferro nas varandas e janelas, parece revelar afinidades com o lado espanhol.
Locais de Interesse
Fortaleza Medieval; Igreja da Misericórdia data do século XVIII; Torre do Relógio; Pelourinho; Ponte Romana








Fortaleza Medieval

O que resta do conjunto defensivo encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público desde 1959.
As origens da fortificação raiana de Segura não são claras, a sua posse definitiva, pela Coroa de Portugal, só se efetivou em 1282.
No contexto da Guerra da Restauração da independência a povoação e sua fortificação readquiriram importância estratégica de defesa da fronteira, sendo a vila dotada de uma muralha envolvente, abaluartada.
Essa defesa foi insuficiente em 1807 durante a Guerra Peninsular, para deter a invasão francesa, que por essa fronteira penetrou.

600 metros depois encontramos o antigo posto fronteiriço 


Ponte Romana de Segura- linha de fronteira



Rio Ergues nasce em Espanha na serra de Gata, e define a fronteira entre Portugal e Espanha durante cerca de 50 km.

No lado espanhol da fronteira


7 km depois encontramos o antigo posto fronteiriço espanhol




     A 14 km Zarza la Mayor e a caricata fronteira com Salvaterra do Extremo

Este Blogue ficou alojado e aconselha nesta área o Hotel Estrela da Idanha, na simpática vila de Idanha-a-Nova. O hotel tem uma excelente localização rodeado de aldeias históricas, e o hotel em si, é muito bom, staff muito atencioso, quarto espaçoso, áreas exteriores muito boas, e um excelente pequeno-almoço.


Click no link e veja o vídeo deste hotel
https://youtu.be/Nbj0WOPyGac














Idanha-a-Nova
Vila raiana e município do distrito de Castelo Branco, com cerca de 8340 habitantes subdivididos em 13 freguesias, em área é o quarto município mais extenso de Portugal. Faz parte do programa Rede de Cidades Criativas, em 2015 a UNESCO considerou Idanha-a-Nova como Cidade Criativa da Música, expressão artística que acompanha o dia-a-dia das pessoas, tendo o Adufe como símbolo maior. 

Click no link e veja o vídeo do Centro Histórico de Idanha-a-Nova

 Câmara municipal



Solar dos Marqueses da Graciosa


                                                  Capela de Nossa Senhora das Dores

Igreja de São Francisco de Assis, data do século XVIII


Idanha-a-Nova é uma vila para se visitar sem plano, para nos deixarmos perder por ruelas e becos por entre o seu casario 




Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma edificação medieval reconstruída no século XVI 

       Torre Dom Dinis, torre sineira, que integrava o antigo castelo, data da época        medieval, século XIII.

Castelo

Localizado sobre uma escarpa na margem direita do rio Ponsul, foi presumivelmente construído, no século XIII, pela Ordem dos Templários, e integrado na defesa da Beira interior. Atualmente em ruínas, não resta muito apenas um Cruzeiro dos Centenários, o seu antigo recinto foi aplanado e adaptado a miradouro, sendo possível desfrutar de uma fantástica vista panorâmica, sendo possível vislumbrar a fronteira com o país vizinho, Monsanto e a falha de Ponsul, falha tectónica, que foi formada há 300 milhões de anos, quando os continentes se aproximaram, e que separa a superfície do distrito de Castelo Branco da superfície do Alto Alentejo. uma enorme escarpa que se assemelha um degrau


Vista para a falha de Ponsul


Alcántara
Cidade magnifica situada a 52 km de Idanha-a-Nova, brevemente aqui noutro post