sexta-feira, 15 de abril de 2022

 Fronteira de Ouguela - Alburquerque
Liga a aldeia medieval de Ouguela, e o município de Campo Maior ao município de Alburquerque localizado a 22 km no outro lado da fronteira, província de Badajoz.


Ouguela
É uma aldeia medieval do concelho de Campo Maior com cerca de 60 habitantes, localizada num monte alcantilado a cerca de 270 metros de altitude. Por aqui passaram Romanos, Visigodos e Mouros. A aldeia divide-se entre o exterior e o interior das muralhas defensivas do Castelo, construído por volta de 1300, foi uma das praças-fortes que defendia o alto Alentejo das invasões castelhanas, e foi um importante instrumento defensivo, durante a Guerra da Restauração, a Guerra de Sucessão de Espanha e a Guerra das Laranjas, sendo por diversas vezes cercado e atacado pelas forças Espanholas. 

Click no link e veja o vídeo de Ouguela








                    Paisagem alentejana com Espanha no Horizonte

De Ouguela à linha de Fronteira são 5 km





Marcos fronteira de Portugal e Espanha

Da fronteira até Alburquerque são 17 km

Alburquerque
É um município raiano de Espanha da província de Badajoz, com cerca de 5500 habitantes, localizado bem no centro da antiga província romana da Lusitânia. Tendo Portugal se envolvido na Guerra de Sucessão Espanhola, a praça de Alburquerque esteve sob o domínio português de 1705 a 1715. 

                                 Click no link e veja o vídeo de Alburquerque

https://youtu.be/19Obv2MH2bs




Castelo de la Luna
No alto de um monte rochoso, ergue-se o imponente Castillo de Luna, monumento nacional desde 1924, foi erguido entre os séculos XIII e XV, e teve grande importância estratégica e vigilante da fronteira luso-espanhola.
D. Afonso de Sanches, filho bastardo de D.Dinis foi o primeiro Senhor deste Castelo que teve um papel crucial na conquista de Portugal, visto que uma parte do grosso das forças terrestres de Filipe II de Espanha invadiu Portugal por aqui. Mais tarde, durante quase uma década foi uma praça-forte portuguesa durante a Guerra de Sucessão Espanhola (entre 1705-1715), só devolvida com o Tratado de Utrecht. Ainda hoje, à entrada do Castelo, podemos ver os baluartes em estilo Vauban feito pela engenharia militar portuguesa.
Durante a Guerra de Independência Espanhola (1808-1814), foi saqueado pelas tropas francesas de Napoleão Bonaparte, após a defesa heroica da população local.
Durante a Guerra Civil Espanhola, foi parcialmente destruído e recuperado anos mais tarde.



Porta de Valencia

Igreja de Santa Maria do Mercado

Porta da vila, acesso ao antigo bairro 
judeu


Ruas do antigo bairro judeu



Plaza de España

Torre do relógio

Sem comentários:

Enviar um comentário