Fronteira do Retiro / Campo Maior – Badajoz
Liga a localidade
alentejana de Campo Maior com Badajoz pela estrada N-371 do lado português e
pela BA-020 do lado espanhol, também chamada “carretera de Campo Maior”. As
duas cidades estão separadas por 14 km.Edifícios dos antigos
postos fronteiriços
A diferença do piso define com precisão o limite fronteiriço
Campo Maior
Em Maio de 1297, o Tratado
de Alcanizes assinado por D. Fernando IV, rei de Leão e Castela e D. Dinis, rei
de Portugal, determina que Campo Maior juntamente com Olivença e Ouguela passam
a fazer parte de Portugal.O castelo de Campo Maior foi reedificado por D. Dinis em 1310, e foi no século XVII e XVIII que se levantaram fortificações tornando Campo Maior numa importante praça-forte de Portugal. Como reflexo da influência castelhana em Campo Maior, durante a Revolução de 1383-1385, a guarnição militar e os habitantes da vila colocam-se ao lado do rei de Castela, tornando-se necessário que o Rei João I de Portugal e D. Nuno Álvares Pereira se deslocassem propositadamente ao Alentejo com os seus exércitos para a cercarem durante mais de um mês e meio, tendo-a ocupado pela força em fins de 1388.
Desde os fins do século XV, muitos dos perseguidos pela Inquisição em Castela refugiaram-se em Portugal, tendo a população de Campo Maior aumentado substancialmente à custa da fixação de residência de muitos desses foragidos.
A comunidade judaica ou rotulada como tal era tão numerosa na vila no século XVI que nas listas dos apresentados em Autos de fé realizados em Évora pela Inquisição, Campo Maior aparece entre as terras do Alentejo com maior número de acusados de judaísmo.
A guerra com Castela a partir de 1640 vai produzir as primeiras grandes transformações, com a necessidade de fortificar a vila e construir uma nova cintura amuralhada para defesa dos ataques dos exércitos castelhanos,
A vila torna-se naquele tempo o mais importante centro militar do Alentejo, depois de Elvas e foi palco de cercos e batalhas com os castelhanos e com tropas francesas, mas a sua resistência foi tal que a vila ganhou o título de Vila Leal e Valorosa.
Castelo e muralhas
Sem comentários:
Enviar um comentário